domingo, 13 de março de 2011

Pensando sobre Deus I


.A plenitude de Deus.
Há diversas teses e teorias que abordam a discussão sobre a existência de Deus. Cada cultura e sociedade estabelecem normas, conceitos, criam divindades, algumas adoram objetos e até mesmo animais. Porém quem está certo ou errado a cerca de Deus?
Alguns acreditam simplesmente na existência de uma sabedoria superior que jamais entenderemos, outros como o filósofo Sócrates acreditava ser enviado pelo deus daimónion, o seu deus, já que os deuses tinham um caráter pessoal. A teologia dele não pregava um culto, apenas a valorização da inteligência que seria advinda de Deus, pura razão. Admite assim uma dupla personalidade ao homem: corpo e alma, daí unindo filosofia e teologia. E até utiliza de duas teses para provar a existência de Deus. A primeira seria o argumento da origem da alma humana e da harmonia no Universo, que não poderia ser obra do acaso, e sim de deus. A segunda prova seria a da finalidade, as coisas não poderiam ter uma finalidade se não houvesse uma razão que as pensasse, assim haveria uma razão universal, que seria divina. Platão, discípulo de Sócrates pensa em um Deus criador, este Deus criaria o mundo existente. Não irei aprofundar no emaranhado de pensamentos desses filósofos, pois esse não é meu objetivo, mesmo porque, há também quem defende outras e outras opiniões.
Sei que ainda tenho muito que aprender e viver, mas pelas muitas experiências que já tive acredito na existência de um único Deus, que é soberano e que tem o poder de se manifestar de inúmeras maneiras para cada pessoa, tribos e nações.
Um Deus que não somos capazes de mensurá-lo e que transcende todo nosso entendimento. A bíblia sempre foi a maior referência usada para se discutir religião, recebe esse lugar de hora por ser um livro muito antigo e acreditasse que ela foi escrita ao longo de um período de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais. Então minhas afirmações e defesas partem desse livro, o qual tenho tido contanto desde minha infância, mas confesso que de um tempo pra cá tenho sido surpreendido e descoberto coisas que nunca vi mesmo após ano de leitura (acho que isso se deve ao fato de sempre ter dado mais vazão a religião e a obrigação em “servir a Deus” do que o simples desejo em conhecê-lo e buscá-lo e reconhecer que minha existência provém Dele). Compartilho com vocês um trecho extraído do livro: Encontre Deus na Cabana de Randal Rauser.
Considere as palavras de Isaías: “Assim diz o Senhor: ‘o céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” (Isaías 66:1). Esse versículo nos recorda que o Deus que é onipresente (ou seja, presente em toda parte) não está limitado aos prédios que construímos. Deus transcende tanto a maior catedral quanto a mais humilde igreja rural. Mas, assim como não devemos achar que nossas casas físicas de adoração contêm a plenitude de Deus, também jamais devemos achar que nossas “casas conceituais”, ou seja, nosso entendimento teológico de quem é Deus, possa jamais contê-lo.
Contudo, para lidar com Deus devemos ter a ideia de infinito, que Ele é um ser imensurável. Acredito que um ser tão poderoso e tão magnificente não se limite a leis, regras, doutrinas e a conceitos pré-estabelecidos pelos homens.

3 comentários:

  1. É meu caro a bíblia é mesmo assim, a cada leitura dela, uma nova descoberta... Por mais que tenhamos lido a mesma passagem uma porção de vezes, ao lermos novamente nos supreenderemos com uma nova descoberta... Pois Deus assim!!! Fala conosco de diversas formas em com apenas uma palavra nos dá mais de mil sentidos!!! É simplismente lindo saber que podemos contar com um Deus que está sempre ao nosso lado, em diversas situações...
    Deus perefeito em tudo!!!
    Gostei de sua postagem e seu ponto vista... Está mandando muito bem!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. a paz do SENHOR JESUS meu irmão eu achei dois pontos bastante interessante o primeiro e a respeito de casas e templos mais estou de acordo com você pois o verdadeiro templo que enteressa para DEUS e o templo Homem que somos nos pois somos templos e morada do ESPIRITO SANTO amem
    o segundo ponto e o que você menciono que DEUS não si limita a leis regras doutrinas e a conceitos estabelecido pelos Homens mais eu posso afirmar com baze biblica que DEUS em toda a sua gloria e poder eli mesmo pre estabeleceu regras e leis que ate mesmo eli em seu poderil jamais ouso ou ousara emfligilas o poder eli tem para emfligir mais si eli emfligisse eli não seria o Deus que conhecemos pois eli e justo fiel e verdadero e uma pessoa ou ser com estas qualides jamas criaria leis ou regra para depois não as cumprir e entre elas esta o modo em que devemos viver que baziado nisto forão criadas regras de conduta para nos evangelicos serto que existem denominação que estrapolão e si ecedem mais isto ja esta si tornando um papo ministerial amem que DEUS ti abencoi meu irmão

    ResponderExcluir